Notícias

Manutenção preditiva e IoT (Internet das Coisas): tecnologia e manutenção inteligente

O sistema de manutenção preditiva baseado em IoT vem sendo aplicado com sucesso em grandes empresas e aponta para um futuro de muitas inovações

 

O sistema de manutenção preditiva baseado em IoT – Internet of Things -, ou Internet das Coisas, é mais uma das novidades no cenário da Indústria 4.0, deixando de ser novidade e tornado-se essencial para a performance.

A IoT se dá por meio da conexão entre os objetos e aparelhos físicos e dispositivos digitais que estabelecem uma rede de comunicação.

Esta rede liga as máquinas e equipamentos aos dados, fazendo com que eles respondam de forma automatizada e inteligente.

Dessa maneira, a manutenção preditiva na indústria está se reinventando, transformando o setor de serviços.

Os dispositivos, equipamentos e máquinas recebem agora a presença de sensores que monitoram, por exemplo, possíveis falhas e quebras.

Essa realidade também está chegando para modificar o sistema de manutenção preditiva na climatização de equipamentos móveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe e saiba mais com a Clima Center!

 

Como a IoT otimiza a manutenção preventiva?

Muitos avanços têm surgindo na indústria com a evolução tecnológica e a criação de softwares de processamento de dados.

E, grande parte dessas novidades tem a ver com a análise e previsão de desgastes e falhas nos sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos.

A utilização da IoT na prevenção dessas ocorrências promete gerar um grande impacto na forma como se realiza manutenções preditivas na área de serviços com maquinários.

Com essas tecnologias, é possível realizar o monitoramento de desempenho e desgaste das máquinas em qualquer lugar.

Dessa forma, as operações com equipamentos móveis, por exemplo, ganham muito em qualidade, previsibilidade e economia por meio de manutenções preditivas mais precisas e sofisticadas.

 

Planejamento de manutenção da climatização através da tecnologia

Quando se trata da climatização dos equipamentos móveis, a IoT pode trazer muitos benefícios.

Você já pensou em contar com um programa avançado que produz dados de desempenho do sistema de ar-condicionado em tempo real e de forma remota?

É isso que a IoT aplicada pode oferecer, fazendo com que você tenha acesso a informações  detalhadas sobre a performance da climatização do seu equipamento móvel.

Isso faz com que você tenha maior controle sobre a operação de cada equipamento móvel.

E, tendo um monitoramento completo do sistema, é possível melhorar bastante a qualidade da climatização nas operações.

Além disso, é possível se antecipar com relação a possíveis problemas no ar-condicionado. Como consequência, podem-se realizar intervenções de manutenção que evitem uma quebra e interrupções nas atividades, diminuindo gastos evitáveis.

A tecnologia IoT veio tornar a manutenção preditiva mais inovadora e móvel, com dados em nuvem e acompanhamento remoto, automatizando funções.

 

A Clima Center está trazendo esta inovação para o seu negócio!

E, na esteira dessas modernidades tecnológicas, a Clima Center está trazendo uma novidade voltada à manutenção preditiva de sistemas de climatização de equipamentos móveis.

Estamos em desenvolvimento de um projeto avançado de monitoramento remoto baseado na aplicação de tecnologia de IoT.

Em breve, todos os nossos clientes poderão usufruir de um sistema inovador de monitoramento, gerando maior eficiência, controle e economia com manutenções do sistema de ar-condicionado.

Quer saber mais sobre essa novidade da Clima Center? Então acompanhe nossas redes sociais para se manter atualizado sobre esse projeto especial!