Notícias

A manutenção do ar-condicionado dos equipamentos móveis

 

Os equipamentos móveis são essenciais para diversos tipos de atividades, como na mineração, no agronegócio, nas rodovias, nas ferrovias, entre outras áreas.

 

Muitas vezes, eles trabalham em condições muito desgastantes, que afetam tanto as máquinas quanto os trabalhadores.

 

O sistema de climatização é um item essencial para que esses efeitos sejam diminuídos, de forma a levar mais eficiência, segurança e conforto às operações.

 

Por outro lado, a falta de manutenção do ar-condicionado dos equipamentos móveis pode fazer com que a qualidade do serviço seja comprometida e até mesmo levar à interrupção dos processos, proporcionando atrasos e prejuízos.

 

 

O planejamento das manutenções

 

A manutenção do ar-condicionado dos equipamentos móveis deve ser realizada de forma estratégica, seguindo as normas do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).

 

Entre os princípios do PCM, estão a documentação e o histórico de dados do processo, a padronização dos equipamentos, o desenvolvimento das tecnologias de informação e o estabelecimento da programação e das estratégias de ações da manutenção.

 

Esses passos são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de manutenção dos equipamentos.

 

 

Por que realizar as manutenções nos sistemas de climatização?

 

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que cada tipo de veículo e equipamento móvel possui suas características, e suas condições e seus ambientes de trabalho variam bastante. Por isso, as fabricantes de ar-condicionado estipulam os prazos de manutenção, de trocas de peças e de remanufatura (overhaul/retrofit).

 

Seguindo um planejamento de manutenção correto, que respeite os prazos dos fabricantes, os ganhos às operações são bastante significativos:

 

  • Prolongamento da vida útil das peças;
  • Funcionamento eficiente do ar-condicionado;
  • Economia na troca de componentes;
  • Confiabilidade para o sistema;
  • Segurança e conforto aos condutores/operadores e mais.

 

 

Conte com a qualidade da Clima Center

 

Você conseguiu perceber a importância da manutenção do ar-condicionado dos equipamentos móveis, e como é essencial para o sucesso das suas operações!

 

Se você deseja saber mais detalhes a respeito dos processos e dos prazos de manutenção dos sistemas de climatização, você está no lugar certo. Nós preparamos um material completo e gratuito sobre esse tema, especialmente para você!

 

[maxbutton id=”3″ url=”https://conteudo.climacenter.srv.br/e-book-manutencao-preventiva” ]

 

 

A Clima Center oferece a você os melhores produtos e a melhor assistência técnica em ar-condicionado para equipamentos móveis.

 

Fale conosco e realize uma consulta exclusiva às necessidades da sua operação!