Notícias

Legislação de climatização para tratores

Garantir conforto térmico aos trabalhadores é fundamental para toda empresa e, no caso dos equipamentos móveis, há pontos sobre a legislação de climatização para tratores que você deve conhecer.

Os tratores são maquinários pesados que possuem chassi robusto e alta capacidade de tração, podendo ser aplicados em diversos tipos de trabalhos, como na agricultura, mineração, construção civil e outros.

E contar com um bom sistema de climatização é essencial para que a vida útil do trator seja prolongada, além de oferecer as melhores condições de trabalho para os operadores, dentro do que prevê a lei.

Neste texto, a Clima Center traz o que você precisa conhecer sobre a legislação de climatização para tratores.

 

O que diz a lei sobre a climatização para tratores

No caso dos tratores, assim como outros equipamentos móveis pesados, existem Normas Regulamentadoras (NR) que dispõem sobre diversos aspectos de segurança desses maquinários, entre eles a climatização.

Cada setor industrial conta com uma NR específica voltada aos itens e processos de segurança que devem ser aplicados àquela atividade.

A NR 18, por exemplo, que dispõe sobre as máquinas na construção civil, prevê que máquinas com massa superior a 4.500 kg devem possuir cabines climatizadas e oferecer proteção contra queda e projeção de objetos e contra incidência de raios solares e intempéries.

No caso dos tratores rurais, o Ministério do Trabalho e Previdência exige que eles sejam cabinados quando utilizados para pulverização de defensivos agrícolas, apesar de ter flexibilizado a regra para casos específicos em que não necessário a utilização.

De qualquer forma, o uso da cabine, principalmente com a instalação de um sistema de climatização, oferece mais segurança e conforto térmico aos trabalhadores rurais ao propiciam um ambiente mais saudável, com ar limpo.

A importância da qualidade do ar na cabine

A qualidade do ar influencia diversos aspectos no trabalho com equipamentos móveis como os tratores.

O ar-condicionado na cabine dos tratores possibilita que o maquinário trabalhe sob temperatura adequada, garantindo a eficiência dos componentes elétricos e eletrônicos, que podem sofrer com o calor.

Dessa forma, as boas condições de climatização também contribuem na manutenção da vida útil dos equipamentos, gerando economia com manutenção e trocas de componentes não previstas.

Além de preservar as peças do interior da cabine, o sistema de climatização atua diretamente na eficiência das tarefas e na saúde dos operadores.

Proporcionar aos profissionais uma condição térmica adequada de trabalho diminui a sensação de cansaço, desconforto e estresse. Isso faz com que os operadores fiquem mais confortáveis, focados e dispostos.

A saúde também é outro ponto essencial impactado por um ar-condicionado de qualidade no interior da cabine dos tratores.

Isso porque a falta de ventilação, o calor excessivo e a umidade provocam o surgimento de bactérias e fungos no ambiente, podendo causar prejuízos e até mesmo doenças do sistema respiratório.

Por isso, contar com um sistema de climatização de qualidade e que esteja com a manutenção em dia é essencial para todos os tipos de operações com tratores.

 

A Clima Center leva qualidade e bem-estar às suas operações

Seja qual for o seu negócio, ter um bom sistema de climatização instalado na cabine do seu trator é essencial para que suas operações tenham sucesso e os operadores trabalhem com mais saúde e disposição.

E a Clima Center oferece a você uma linha completa de ar-condicionado da Bergstrom, fabricante líder no mundo, da qual somos parceiros. É tecnologia de ponta a favor da sua empresa.

Também prestamos serviços de manutenção completos e acompanhamento personalizado para melhor atender às necessidades do seu negócio.

Entre em contato e conheça nossas soluções!