Notícias

A climatização de ambientes de trabalho garante a saúde e a produtividade

O mês de dezembro marca o início da estação mais quente do ano, época em que a climatização dos ambientes de trabalho precisa ser reforçada.

As altas temperaturas, típicas do verão, causam desconforto térmico e ameaçam o bem-estar do funcionário. Além de oferecer riscos à saúde dos colaboradores, o calor pode causar desgaste e cansaço, afetando a produtividade da equipe.

Leia o artigo a seguir para entender melhor sobre o assunto e as medidas que devem ser tomadas para um ambiente de trabalho confortável e seguro.

Saúde em primeiro lugar

O excesso de calor em qualquer ambiente traz consigo vários perigos, mas o principal alerta para quem trabalha com veículos e equipamentos móveis é a hipertermia, que acontece quando o calor externo aumenta também a temperatura do organismo, superando o índice ideal de 37°C.

As principais reações da hipertermia são a sudorese e a desidratação. São elas que desencadeiam outros efeitos, como câimbras, tonturas, exaustão e desmaios. Há também o risco de choque térmico, quando o funcionário sai de um ambiente muito quente e entra em um com a temperatura menor (ou vice-versa), o que pode comprometer seu organismo.

O calor, junto com a umidade, também é um grande fator na proliferação de fungos, que podem afetar a pele, o couro cabeludo ou até a respiração dos trabalhadores. Por isso, o controle da temperatura do ambiente precisa ser uma prioridade.

Bem-estar gera produtividade

Um ambiente confortável e climatizado, além de ser essencial para a saúde do trabalhador, também é de grande ajuda no bem-estar e na qualidade de vida. Isso evita o desgaste rápido do funcionário, que vai se sentir mais disposto para realizar sua função.

Isso ajuda também, é claro, na valorização do colaborador. As boas condições de trabalho traduzem que a empresa se importa com a equipe! Dessa forma, o trabalhador encontra motivação e vontade de permanecer no cargo, evitando também a rotatividade.

A climatização como solução

Para garantir a qualidade de vida dos colaboradores e o bom andamento da empresa, é importante oferecer pausas para descanso e hidratação, revezamento em espaços com exposição maior ao calor e exames médicos regulares para garantir a boa saúde.

Quando o assunto é a utilização de veículos e equipamentos móveis, a forma mais eficaz de solucionar o problema do excesso de calor é com a instalação de um sistema de ar-condicionado de qualidade, e que esteja com a manutenção em dia.

Os produtos e serviços da Clima Center são a melhor opção quando o assunto é climatização de ambientes, e totalmente confiáveis para cuidar do bem-estar da sua equipe e do prolongamento da vida útil dos equipamentos. Clique aqui para conferir gratuitamente um material especial sobre a climatização de equipamentos móveis e veículos de trabalho.