Notícias

Entenda a importância da saúde e da segurança no trabalho

No 28 de abril, celebramos o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de conscientizar e reforçar a importância da saúde e da segurança como um fator de prevenção de acidentes de trabalho.

Leia o artigo que preparamos sobre o assunto!

Saúde e segurança devem ser prioridades

Garantir a qualidade de vida e as boas condições de trabalho aos funcionários é um pré-requisito de toda companhia que deseja atingir suas metas e contar com profissionais satisfeitos em suas tarefas. Assim é importante avaliar o cenário, evitar os possíveis riscos e solucionar os problemas com eficiência e agilidade.

Confira as vantagens para o empregado e para o empregador

São diversos os benefícios observados ao colocar a saúde e a segurança do colaborador em primeiro lugar. O principal, sem dúvida, é a valorização do time. As pessoas ficam mais motivadas e, consequentemente, mais produtivas. Além disso, proporciona uma aproximação entre o empregado e o empregador e um sentimento de pertencimento do funcionário em relação à empresa.

Outra vantagem é a diminuição do número de acidentes de trabalho. Como resultado, temos também a redução de gastos com assistência ao acidentado, afastamento, mão de obra temporária e estrago de equipamentos e maquinários.

A climatização como prática de segurança

Como vimos, é essencial que as pessoas tenham boas condições de trabalho, em qualquer que seja a função na empresa. Mas é ainda mais fundamental em atividades pesadas, que apresentam grande risco ao colaborador.

É o caso dos serviços que envolvem a utilização de veículos e equipamentos móveis como a mineração, a agricultura, o transporte de cargas, as atividades ferroviárias, entre outros. E são diversos os pontos que podem influenciar a eficiência e a segurança desses profissionais durante as jornadas de trabalho, como desconforto, estresse e desatenção.

Garantir que eles tenham um sistema de ar-condicionado de qualidade instalado em seus equipamentos e veículos de trabalho, bem como uma correta manutenção, por exemplo, também é uma forma de promover a segurança.

Conte com a Clima Center para investir na qualidade de vida dos seus funcionários. Confira um material especial que preparamos sobre o bem-estar nas operações com equipamentos móveis. Clique aqui e acesse gratuitamente.