Notícias

Setor ferroviário: tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil

 

O setor ferroviário sempre representou uma excelente alternativa para o transporte de cargas. Além disso, as ferrovias contribuem para a evolução e o desenvolvimento tecnológico e econômico de qualquer país.

 

E, no Brasil, já existem planejamentos para aumentar ainda mais a malha e expandir a participação das ferrovias no transporte de cargas nacional.

 

Atualmente, o modal ferroviário representa cerca de 15% de todas as cargas movimentadas por aqui. O Ministério da Infraestrutura deseja dobrar esse percentual em sete anos.

 

 

A importância do setor ferroviário para o crescimento do Brasil

 

O transporte ferroviário proporciona diversos benefícios, como a alta capacidade de carga, o baixo custo de manutenção, a diminuição dos custos de frete, além de ser menos poluente e mais seguro do que outros meios.

 

Por isso, o Governo Federal tem feito diversos esforços para melhorar a estrutura ferroviária do país.

 

Recentemente, o Ministério da Infraestrutura recebeu 47 propostas de novas estradas de ferro, a partir do programa Pro Trilhos, que faz parte do novo Marco Legal das Ferrovias. Ao todo, serão construídos mais de 12 mil quilômetros de trilhos por meio do investimento privado acima de R$ 150 bilhões.

 

 

Tecnologia e inovação nas ferrovias

 

Para que esses investimentos sejam bem aproveitados e gerem resultados positivos, é essencial que as locomotivas e os equipamentos de via permanente contem com tecnologia de ponta.

 

E um dos aspectos mais importantes é a climatização ferroviária. O HVAC (sistema de ar-condicionado) para locomotivas e equipamentos de via permanente deve garantir qualidade e segurança nas operações.

 

Além disso, é fundamental realizar a correta manutenção e a reforma preventiva no ar-condicionado ferroviário, visando à eficiência e à maior duração de sua vida útil.

 

 

Clima Center: as melhores soluções em ar-condicionado para locomotivas e equipamentos de via permanente

 

A Clima Center é uma das poucas empresas especializadas na assistência técnica de sistemas de ares-condicionados para equipamentos do setor ferroviário. Realizamos manutenções preventivas e corretivas, overhaul/retrofit e instalação de ar-condicionado para equipamentos móveis.

 

Somos representantes autorizados no Brasil da Dayton Phoenix Group e da Bergstrom Inc., duas das maiores empresas do mundo no setor de climatização para equipamentos móveis. Também realizamos a nacionalização de ar-condicionado Webasto.

 

[maxbutton id=”2″ text=”Fale com um de nossos consultores!” ]