Notícias

O ar-condicionado tem sido um problema em seu equipamento de via permanente?

Os equipamentos de via permanente são essenciais para o bom funcionamento das operações ferroviárias. São eles os responsáveis por tornarem viável a construção das linhas férreas, bem como fornecerem todo o suporte necessário à grande estrutura dos trilhos e do material rodante.

Por desempenhar um papel tão essencial, esse maquinário precisa ser confiável e eficiente, de forma a oferecer qualidade, segurança e agilidade às fases de construção e às intervenções para reparos.

 

A manutenção dos equipamentos de via permanente

Além da qualidade, os equipamentos de via permanente devem passar por manutenções preventivas estratégicas para que eles estejam sempre em suas melhores condições e não haja paradas imprevistas que podem prejudicar as operações.

As manutenções no sistema de ar-condicionado desses equipamentos são um ponto importante para as operações sob os trilhos. Afinal, uma boa climatização contribui para que os componentes não se desgastem de maneira excessiva e trabalhem em temperatura adequada.

Quando algum componente apresenta problema ou falha, deve ser realizada a manutenção corretiva para que ele volte a executar sua função de forma correta.

Nos equipamentos de via permanente, a indicação é que sejam feitas inspeções trimestrais no ar-condicionado, e, a cada ano, o sistema deve passar por uma revisão geral. Após cinco anos de operação, deve ser efetuada a remanufatura, ou overhaul, devido aos desgastes naturais do aparelho.

 

Garantia de sucesso nas operações

Ao seguir o cronograma de manutenções do sistema de climatização dos equipamentos de via permanente, a vida útil do ar-condicionado é prolongada, o maquinário funciona com confiabilidade, e o operador executa suas tarefas com segurança e conforto.

Um bom exemplo de sucesso no setor é a Plasser & Theurer, uma das maiores empresas do mundo no desenvolvimento e na fabricação de máquinas e equipamentos de via permanente.

Em operações como a correção geométrica da via férrea, equipamentos de via permanente, como a socadora, são importantes para realizar o alinhamento e o nivelamento dos trilhos.

O desempenho e a eficiência desses equipamentos são potencializados quando eles trabalham com sistemas de climatização de qualidade e passam pelas manutenções realizadas por uma equipe especializada.

 

Clima Center: qualidade em produtos e serviços para equipamentos de via permanente

Quando o assunto é qualidade em ar-condicionado para equipamentos móveis, a Clima Center sempre sai na frente! Para os equipamentos de via permanente, nós contamos com sistemas de primeira linha da Bergstrom com a possibilidade de compressores tracionados de diversas maneiras, como acoplado ao motor do equipamento elétrico e acoplado a motor hidráulico, proporcionando as mais variadas opções de instalação do seu sistema de ar-condicionado.

Os T5 e HD1000, por exemplo, são sistemas bastante resistentes. O Integral Power também conta com toda a inovação da Bergstrom, destacando-se por ser totalmente elétrico e pela alimentação ligada à bateria do equipamento de via permanente.

Além de produtos de alta tecnologia, contamos com uma equipa altamente preparada e realizamos serviços de manutenção preventiva e corretiva, instalação e overhaul/retrofit de ar-condicionado para os equipamentos de via permanente.

A Clima Center também oferece modernização dos equipamentos originais Webasto, atualizando sua performance e nacionalizando as peças de reposição, para facilitar o dia a dia das manutenções, mantendo as características técnicas do sistema.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação personalizada às necessidades da sua empresa!