Notícias

Ar-condicionado de locomotivas DPG: saiba quais são os prazos indicados para a manutenção

 

A manutenção preventiva é fundamental para o bom funcionamento de qualquer máquina. Afinal, ela é capaz de evitar que pequenos problemas danifiquem componentes e peças que comprometam a durabilidade e a eficiência do equipamento. E no caso do HVAC – Sistema de Ar-Condicionado de Locomotivas – não seria diferente. 

 

Neste texto, abordaremos os prazos/validades para a manutenção dos HVAC de locomotivas DPG (Dayton-Phoenix Group). Confira! 

 

 

Quando realizar a manutenção do ar-condicionado de locomotiva DPG? 

 

O Sistema de Ar-Condicionado de Locomotivas, por ser estruturalmente complexo, necessita desde limpeza a vistorias rotineiras em paradas programadas. Porém o mau funcionamento e a falta dessa manutenção preventiva exigem a parada não programada do equipamento, resultando em prejuízos à operação. 

 

Para evitar que isso ocorra, o equipamento deve ser avaliado de maneira completa, incluindo: parte elétrica, conservação das peças, limpeza dos itens, revisões dos componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos do aparelho. Veja a periodicidade indicada:

  • A cada três meses: avaliação do filtro;
  • Manutenção anual (inspeção geral); 
  • A cada cinco anos: revisão total (o ar é retirado para manutenção);
  • A cada dez anos: overhaul. 

 

 

A Clima Center é representante autorizada da Dayton-Phoenix Group no Brasil. Por meio dessa parceria, que reforça a confiabilidade e a excelência das nossas soluções, realizamos serviços de manutenção, remanufatura (overhaul), atualização de locomotivas e equipamentos de via permanentes. Nossa equipe de profissionais é constantemente treinada pelo fabricante e atualizada com novas tecnologias. 

 

Entre em contato conosco e saiba mais!